Empreenda: 4 passos para seu próprio negócio - Agência Mark2

Empreenda: 4 passos para seu próprio negócio

Imagem que simboliza 4 Passos para seu próprio negócio

Empreenda: 4 passos para seu próprio negócio

Olá Criativo! Tudo bem?

Esta é nossa primeira matéria da série EMPREENDA. Mas o que é isso?! Pois bem, visto que muitas pessoas estão em dúvida sobre o futuro, decidimos lançar uma série de 3 matérias mostrando como aqueles que montam seu próprio negócio como alternativa financeira estão se saindo. Fique atento, o próximo pode ser você!

Para chegar chegando, tenho que dizer uma coisa, assim, na lata: Confie em mim, você tem TALENTO! Sim, é você mesmo. Posso apostar que você possui alguma habilidade que te diferencia dos outros. Pode ser algo discreto, que muitos nem notem, mas você tem. Ou talvez, seja tão discreto que até você mesmo ainda não tenha descoberto, acontece. Não é todo mundo que descobre seus talentos logo de cara. Independente das circunstâncias, uma coisa é certa, você tem Talento!

Mulher Costurando - Comece seu Próprio Negócio

Costurar em casa é uma opção recorrente, principalmente entre as mulheres.

 

E para que você não ache que esse é um post motivacional (NÃO É), vamos falar de algo que sempre muda a conversa: Dinheiro. Com certeza você tem ouvido que a situação econômica do Brasil não anda lá uma maravilha. Recentemente, o desemprego atingiu números recordes no país. Nesse cenário, muitas pessoas têm buscado soluções financeiras para driblar esse momento, a principal delas é montar o próprio negócio, e estão se dando muito bem. Segundo o Sebrae, mais de 11 milhões de empresas foram abertas nos moldes de MEI (Microempreendedor Individual) nos últimos anos no Brasil. E além do momento, outro fator que encoraja a criação de novos negócios é a Internet. As redes Sociais permitem um acesso a diversos públicos e oferecem também um relacionamento muito mais próximo, além de demandar nível de investimento muito baixo, se comparado a outro meios tradicionais.

Mas como saber se devo me lançar em algo incerto, começando meu próprio negócio, sem renda fixa, ou procurar um emprego mais seguro?

 

A verdade é que não há fórmula mágica. O que funciona para alguns, pode não funcionar para outros. Mas é possível ter coragem sem perder a cautela, não é mesmo? A princípio, a dica fundamental é: Não faça loucuras. Planeje pelo menos uma parte da jornada, estude um pouco a respeito do que você quer fazer e vá aos poucos. Listamos 4 passos para lhe ajudar neste início.

Primeiro

Responda à pergunta: O que você realmente gosta/sabe fazer? (Se você respondeu: Jogar vídeo-game, ou então: Fazer bolinho de chuva. Muito bem, esse é o raciocínio, acredite)

Segundo

Como transformar essa atividade em algo financeiramente viável? Aí entra o estudo e o planejamento. Busque por pessoas que já fazem isso ou coisas semelhantes a isso. Por exemplo, no caso de bolinhos de chuva, analise Microempreendedores de Cupcake, ou de doces diversos. (A internet está aí para nos ajudar nesses momentos ;D)

Terceiro

O que você pode oferecer como diferencial? O que você pode fazer que os outros não fazem? Talvez um bolinho com diversa coberturas, ou criar um jeito de fazê-los com recheio. Faça testes e descubra seu diferencial.

Quarto

Coloque a mão na Massa! (No caso dos bolinhos de chuva é literalmente) Comece a fazer aos poucos, divulgue aos amigos e conhecidos primeiro, sinta a aceitação. A partir daí, avalie seu negócio e as possibilidades de crescimento. Ferramentas não faltam para isso.

Cupcake é uma alternativa bem comum, então, pensar nessa linha considerando ou outro alimento em destaque, pode ser seu diferencial

 

DICA IMPORTANTE: Não aconselhamos você a largar seu emprego para começar do zero um empreendimento próprio. Sugerimos que vá passo a passo, tentando conciliar os dois trabalhos e, à medida que sua atividade particular apresentar crescimento, aí então considere alçar voos mais altos.

Nas próximas 2 matérias, reuniremos profissionais autônomos em diferentes estágios da jornada em busca do sucesso com seu próprio negócio. E você poderá entender como foi o caminho deles, e tirar lições para sua própria caminhada. Esperamos por você, toda quinta, aqui na Agência Mark2! Até mais!