Empreenda 03 – Artesanato em Casa - Agência Mark2 - Publicidade e Propaganda

Empreenda 03 – Artesanato em Casa

Empreenda 03 – Artesanato em Casa

Olá Criativo! Empreenda! A bola da vez é Artesanato.

Esta é a matéria final da nossa série Empreenda. Hoje batemos um papo com Camila Marcondes. Ela trabalha com artesanato em Serra Negra, interior de São Paulo. Nessa conversa, ela conta como encontrou na atividade autônoma a alternativa perfeita para completar sua renda e ainda relaxar trabalhando com o que gosta. Para você que não se imagina largando o emprego fixo para ganhar dinheiro com algo que realmente goste, Preste atenção! Essa matéria é para você!

Algo estava faltando

Camila trabalha como secretária há mais de uma década, tem segurança e estabilidade no seu emprego. Mas depois de tanto tempo fazendo a mesma coisa, ela sentiu que precisava de algo novo: “Sabe aquele momento que você sente falta de algo em sua vida? Então, ele (artesanato) surgiu bem nessa hora e preencheu o q faltava!”. Camila conta que desde criança gostava de pintar caixinhas, de fazer bordados. Mas somente 3 anos atrás foi que ela percebeu que poderia unir o útil ao agradável. Daí em diante, passou a completar sua renda trabalhando com algo que a tem acompanhado a vida inteira.

Artesanato Lembrancinhas de Batizado
Lembrancinhas de Batizado produzidas pela Camila – Santíssima Atelier

 

Santíssima Atelier

Com a ajuda de uma amiga, que deu um “empurrãozinho”, Camila começou a decorar imagens religiosas em gesso da forma mais criativa possível, utilizando pérolas, tinta e muitos outros adereços. Foi assim que ela criou o Santíssima Atelier. Lembra que, desde a primeira matéria dessa série, nós dissemos que é possível ter cautela sem perder a coragem? É exatamente isso que a Camila tem feito. De 2015 para cá, ela vem aumentando aos poucos seu investimento de dinheiro e tempo em suas peças sem deixar seu emprego fixo.

Artesanato Agência Mark 2
Peças produzidas pela Camila – Santíssima Atelier

 

Todo início nos propõe obstáculos, e no caso dela, conciliar as tarefas de casa, o trabalho e o artesanato foi difícil, mas como ela mesma diz: “Quando se faz o que gosta, damos um jeitinho pra tudo”. Camila também é um ótimo exemplo para quem não tem dinheiro para um investimento inicial, como fez o Carlos. Ela trabalha em casa, compra alguns materiais e as imagens, o resto é o trabalho artesanal. E lembra que dissemos lá na primeira matéria também, que a internet pode ajudar muito nesse processo? Pois bem, a Camila consegue todos os seus clientes através do Facebook e, principalmente, do Instagram. Ela produz peças para batizados, aniversários e casamentos.

Artesanato-em-Casa
Camila trabalha em casa, diminui os custos e ainda relaxa enquanto produz suas peças

 

Hoje, depois de 3 anos, podemos dizer que seu trabalho com artesanato compõe uma parte fundamental de sua renda. Apesar de evitar fazer planos muito ousados, ela admite que estuda a possibilidade de, em um futuro não muito distante, trabalhar apenas com artesanato, afinal, desde que iniciou o projeto Santíssima Atelier sua vida ganhou muito mais cor: “Posso dizer que meus dias ficaram muito mais coloridos e especiais!”.

Agora é a sua vez

Pronto, agora você já consegue refletir sobre a sua vida e imaginar o que pode fazer para completar sua renda de forma agradável e prazerosa. E quando for começar, não se esqueça de se preocupar com a imagem do seu projeto, um logo moderno, uma apresentação bonita e eficiente podem ser seus diferenciais, e para isso, conte com a gente.

Boa sorte na sua jornada! Até quinta que vem!